Neve provoca acidentes e ao menos 17 mortes na Europa
2006-03-06
A neve deste fim de semana em diversos países europeus, especialmente Alemanha e França, deixou milhares de pessoas presas nas estradas e causou centenas de acidentes - até o momento, foram ao menos 17 mortes. A Alemanha foi o país mais atingido, com dez pessoas mortas e centenas de feridos em acidentes de trânsito. A região da Baviera, no sul do país, enfrenta o inverno mais frio dos últimos 20 anos e registrou uma quantidade recorde de neve, que alcançou 50 centímetros na cidade de Munique - lá, o transporte urbano ficou paralisado e apenas o metrô permaneceu aberto.
Nesta mesma região, os tetos de diversos ginásios desabaram devido ao peso da neve acumulada. No sábado (04/03), foram registrados engarrafamentos de 300 km, enquanto cerca de 10 mil casas ficaram temporariamente sem eletricidade devido à queda das árvores. Diversas escolas permanecerão fechadas na segunda-feira (06/03).
Em Baden-Wurttemberg (sudoeste) foram registrados 634 acidentes de trânsito, nos quais morreram quatro pessoas e outras 104 ficaram feridas, segundo o ministério regional do Interior. A França tem um quarto de seu território sob a neve --já foram registrados no país diversos acidentes causados pelo mau tempo e pelas fortes tempestades de vento.
Diversas cidades dos Alpes da Suíça ficaram isoladas pela neve no domingo (05/03) e uma jovem de 17 anos morreu no sábado, depois da queda de um andaime causada pelos fortes ventos. Uma pessoa que participava de uma excursão foi atingida por uma avalanche de neve em Diablerets, uma localidade dos Alpes suíços, enquanto um turista norueguês morreu na região italiana de Trentino-Alto Adigio (nordeste) pela mesma causa.
(France Presse, 05/03/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u93274.shtml