Fórum Internacional debate o futuro do gás natural no Brasil
2006-03-06
O futuro da terceira energia primária mais consumida no mundo estará em debate no “Fórum Internacional do Gás Natural”, que acontece dias 13 e 14 de março, no Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 388), em Porto Alegre. A promoção é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações, da CEEE e da Sulgás. “O gás natural tem hoje um papel estratégico no desenvolvimento do Estado, aliando segurança, economia, eficiência e praticidade à responsabilidade ambiental”, afirma o secretário Valdir Andres, que abrirá o Fórum, às 8h30 de terça-feira (14). A abertura oficial ocorre a partir das 20h da segunda-feira (13).
Na programação do evento, destaque para o mercado internacional do gás natural, com palestras de João José de Nora Souto (Ministério de Minas e Energia), Décio Oddone da Costa (Petrobras) e Daniel Cameron (secretário de Energia da Argentina, cargo equivalente ao de ministro no Brasil). A oferta e a demanda do combustível no País será o tema abordado por Rogério Almeida Manso da Costa Reis (Petrobras), Marco Tavares (Gás & Energy) e Cláudia Hofmeister (Transportadora Sulbrasileira de Gás – TSB).
Na parte da distribuição do gás natural no Sul do Brasil falarão Artur Lorentz (Sulgás), Rogério Bezerra Lima (Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGÁS) e Luis Carlos Meinert (Companhia Paranaense de Gás – COMPAGÁS).
As novas tecnologias serão assunto para Antônio Azevedo (Neogás do Brasil), Ilton de Conti Ferreira (Multiflow Industrial), Alessandro Depetris (Iveco) e Neiva Rodrigues Vieira (Lovato). Por fim, Vito Mandilovich (AES Uruguaiana) falará sobre a experiência termelétrica à gás no Rio Grande do Sul.
As inscrições para o evento - R$ 100,00 e R$ 20,00 (para estudantes) – podem ser feitas pelo site www.semc.rs.gov.br. Mais informações com Capacità Eventos - Gen. Caldwell. 826, Porto Alegre. Fone/fax: 51 3231.3000.
(Informações da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações/RS)