Cotrisal gera própria energia
2006-03-06
A Cooperativa Tritícola Sarandi (Cotrisal) está lucrando com mais um subproduto da criação de suínos. A organização gera a própria energia em sua Unidade Produtora de Leitões (UPL) através do biogás, produzido a partir dos dejetos dos animais alojados no local. O projeto teve um investimento de R$ 400 mil e, para seu desenvolvimento, foram instalados três biodigestores feitos com mantas de PVC, que impermeabilizam as lagoas onde são lançados os dejetos dos suínos.
"A partir da implantação dos biodigestores, estamos economizando R$ 20 mil de energia/mês em nossa unidade de leitões, com a produção de 300kWA de energia que faz funcionar todas as áreas da UPL, desde banheiros e refeitórios para os 95 funcionários que trabalham no local, como também para toda a infra-estrutura dos pavilhões onde estão abrigados os suínos, inclusive a calefação no período de inverno", explica o presidente da Cotrisal, Walter Vontobel.
A Unidade Produtora de Leitões da Cotrisal está instalada em propriedade de 33 ha, com 50 mil metros quadros de área construída e distante 13 km da sede da cooperativa. No local estão alojadas 6.450 matrizes e mais de 25 mil leitões, atendendo 150 associados. O projeto utiliza 4 mil metros quadros de área coberta de lagoas.
(CP, 06/03/06)