Dois ciclones extratropicais atingem Rio Grande do Sul até sábado
2006-03-03
Dois ciclones extratropicais devem atingir o Rio Grande do Sul entre sexta-feira (3) e sábado (4), segundo alerta da Rede de Estações de Climatologia Urbana emitido nesta quinta. O fenômeno é causado pela chegada de massas de ar quente instáveis.
Nesta quinta, fortes chuvas acompanhadas de granizo atingiram a zona norte de Porto Alegre no início da tarde. Várias avenidas ficaram alagadas.
O primeiro ciclone deverá se formar na sexta, trazendo chuvas e ventos fortes principalmente para a Grande Porto Alegre, as Missões, a região serrana e o litoral norte. Podem ocorrer alagamentos.
Já o segundo deverá se formar na costa gaúcha entre sexta e sábado (4), causando mais temporais. Ele deverá se aprofundar ao chegar ao oceano e causar outro ciclone, desta vez em alto-mar. Devem ocorrer ventos fortes e, por isso, é desaconselhável a navegação de pequenas embarcações.
O tempo deve melhorar ainda na noite de sábado, mas as temperaturas devem cair. No início da próxima semana, as regiões que fazem fronteira com o Uruguai podem registrar até 12ºC.
(Folha Online, 02/03/06)