Ahmadinejad acusa AIEA de agir por motivos políticos no caso nuclear do Irã
2006-03-03
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse na sexta-feira (03/03) em Kuala Lumpur que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) age por motivos políticos quando aborda o caso do programa nuclear do Irã. "O tratamento da AIEA para com a República Islâmica do Irã possui motivações políticas", disse o governante em discurso pronunciado durante seu último dia de visita à Malásia.
Ahmadinejad acrescentou que "infelizmente a maior parte das organizações internacionais se transformou em organizações políticas, e a influência dos grandes poderes evita que possam atuar de forma justa e adotar decisões legais". Em seu discurso, o governante iraniano avaliou que o mundo islâmico enfrenta as "tendências hegemônicas" de forças que definiu como de "pistoleiros" e "sionistas".
"Mas a dominação e a intimidação não durarão muito. Pistoleiros e sionistas, advirto a vocês que irão cair", disse Ahmadinejad. O Irã está sendo pressionado pela AIEA, que tenta assegurar-se de que o programa nuclear que o país árabe desenvolve não tem como objetivo a fabricação de bombas. O Governo iraniano não autoriza a inspeção do processo de enriquecimento de urânio por parte da AIEA.
(EFE, 03/03/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2292001-2292500/2292053/2292053_1.xml