Irã terá armas nucleares em cinco anos, segundo analistas russos
2006-03-03
O Irã terá armas nucleares em cinco anos, segundo relatório dos analistas do Conselho de Política Externa e de Defesa (CPED), uma ONG que reúne políticos, cientistas e militares renomados na Rússia. "O Irã procura ter acesso às armas nucleares, e mais cedo ou mais tarde conseguirá", ressalta o documento preparado para a XIV Assembléia do CPED, que será realizada amanhã, e que foi antecipado nesta sexta-feira pela agência de notícias "Interfax".
O relatório informa que alguns analistas consideram que o Irã terá armas nucleares o mais tardar dentro de dois anos, mas destaca que a maioria dos especialistas opina que o regime do país árabe necessitará de até cinco anos para entrar no clube de territórios com arsenais atômicos. "Em qualquer caso, o mundo deveria já, a partir de agora, começar a aprender a coexistir com um Irã possuidor de armas nucleares", acrescenta o documento.
Embora o CPED não seja uma organização governamental, entre seus membros estão o ministro de Assuntos Exteriores, Serguei Lavrov, o conselheiro presidencial Serguei Prijodko e uma série de outros funcionários de alto escalão do país.
(EFE, 03/03/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2292001-2292500/2292042/2292042_1.xml