Brasil precisará mais de energia nuclear no futuro, prevê Conselho Mundial da Energia
2006-03-03
No futuro próximo, devido a problemas ambientais, a produção de eletricidade no Brasil exigirá uma maior utilização de gás natural, carvão e energia nuclear, estima Norberto Medeiros, presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial da Energia. Medeiros participou do Fórum Regional da entidade.
Medeiros salientou que o programa nucleardo Brasil não se restringe à construção de usinas. "A gente pesquisa urânio, acha urânio, enriquece urânio para a produção de eletricidade. Esse é o programa completo", destacou.
Segundo Medeiros, também ex-presidente de Furnas Centrais Elétricas, o programa nuclear brasileiro não vai parar com a construção da usina de Angra III, no município fluminense de Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, "por mais delongas que ela sofra".
Norberto Medeiros apostou que o mundo vai voltar a fazer usinas nucleares. "O mundo não tem saída, na minha opinião. Os Estados Unidos estão se preparando para isso e, quando eles começarem, como eles são muito grandes, o resto dos países vem atrás", estimou.
(Radiobras, 02/03/06)