Patrulheiros do mar recebem títulos
2006-03-02
Cerca de 50 crianças, todas elas com idades entre 5 e 13 anos, ganharam durante este final de semana, em Capão da Canoa, o título de patrulheiros do mar. O projeto, que é realizado em uma parceria entre o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceacria) e a Brigada Militar, teve duração de três meses e estabeleceu como principais objetivos incentivar alguns valores como a educação ambiental, a cidadania e o desenvolvimento social.
As crianças são provenientes de comunidades carentes de Capão da Canoa. Muitas foram indicadas pelo Ceacria, uma entidade que já existe há seis anos. A formatura da garotada aconteceu na tarde do último sábado e realizou-se no Centro Cultural Erico Verissimo. A presidente da entidade, Maria Helena Roesler, afirmou que a formação significou uma esperança e um caminho mais promissor para os jovens que participaram das atividades.
Além de incrementar o caixa local - a estimativa de arrecadação anual do ISSQN da obra é de R$ 7 milhões, valor que garantiria sete meses da folha de pagamento bruta da cidade -, a chegada do empreendimento exigirá cuidados redobrados com a natureza. A partir de janeiro de 2007, quando o parque de 150 MW começar a gerar energia em caráter comercial, o retorno de ICMS de Osório deve aumentar 50%, calcula o prefeito.
(CP, 27/02/06)