Bispo cobra de Lula debate sobre obras no São Francisco
2006-03-02
O bispo Luiz Flávio Cappio, que fez greve de fome no ano passado para protestar contra o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, cobrou semana passada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o cumprimento da promessa de um amplo debate sobre o assunto. A promessa foi feita pelo presidente ao bispo no dia 15 de dezembro do ano passado, logo após ele ter encerrado a greve de 11 dias. Até agora, porém, nem sequer foi definida uma agenda para o debate.
O bispo, que dirige a Diocese de Barra, na Bahia, protocolou ontem à tarde no Palácio do Planalto ofício endereçado a Lula, no qual relembra o encontro de 2005 e afirma que continua esperando "que seja efetivamente realizado amplo e verdadeiro debate" para a busca de "alternativas reais de acesso a água e desenvolvimento para toda a população do semi-árido". Na avaliação de d. Luiz Flávio, o projeto de transposição não atingirá os objetivos que são propagandeados pelo governo, especialmente pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes.
O ofício também foi assinado pela coordenadora das Promotorias de Justiça do São Francisco, Luciana Khoury, que estava ao lado de d. Luiz Flávio no encontro com o presidente Lula, e por um representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O projeto de transposição está paralisado em decorrência de liminares judiciais concedidas na Bahia, em ações civis públicas. Elas suspenderam os efeitos da licença prévia concedida pelo Ibama e impediram a realização de licitações.
(O Estado de S. Paulo, 24/02/06)