Estudos de Garabi serão intensificados
2006-03-02
Os governadores dos três estados atingidos pelo megaprojeto Garabi, no rio Uruguai, devem assinar, em março, um aditivo no protocolo de intenções do Grupo Interestadual firmado no ano passado, em Porto Alegre, que intensifica os estudos para a viabilização da usina hidrelétrica binacional, que terá três barragens, cada uma com capacidade para garantir 900MW.
O encontro dos governadores do Rio Grande do Sul, de Corrientes e de Misiones está marcado para acontecer em Santo Ângelo, na Região das Missões, nos dias 16 e 17, quando ocorre o Fórum sobre o Aproveitamento Múltiplo do Rio Uruguai e seus Afluentes no Trecho Binacional. Além de Garabi, o evento discutirá ainda as usinas hidrelétricas Passo São João (77MW) e São José (51MW), com início das obras previsto para este ano e geração de 5 mil empregos diretos.
O secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, espera que o fórum seja um marco na viabilização da hidrelétrica de Garabi, para que a licitação do projeto possa realmente ser feita em 2007, conforme o cronograma previsto.
(Panorama Econômico/CP, 24/02/06)