Substância suspeita em rio chinês gera novo alarme ambiental
2006-02-24
A China está em alerta após identificar substâncias suspeitas em um rio da mesma província onde, há três meses, ocorreu um vazamento de material cancerígeno no nordeste do país, mas as autoridades afirmam que não há risco, informou na quinta-feira (23/02) a imprensa local.
Uma substância "pegajosa" flutuava, no dia 19, sobre as águas do rio Hailan, que fornece água para 80% dos 80 mil habitantes da cidade de Mudanjiang, província de Heilongjiang. De acordo com as análises, a substância é um fungo que se desenvolveu sobre os resíduos de sementes e cascas das uvas lançados pela empresa vinícola Linhai Xueyuan Food Company no rio, e não provoca contaminação química. O material orgânico sofreu fermentação devido ao aumento da temperatura da água e ganhou aspecto pegajoso. Os moradores da cidade construíram três redes para conter o material.
Como medida de precaução, as autoridades usaram purificadores e cloro pra filtrar a água e obrigaram a empresa a suspender suas atividades. Por enquanto, a água corrente não foi cortada. Uma explosão em uma empresa petroquímica em novembro de 2005 produziu um vazamento de benzeno e nitrobenzeno no rio Songhua, na mesma província. A poluição causou pânico e rendeu duras críticas ao Governo chinês por esconder a informação por dias.
(EFE, 23/02/06)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2284501-2285000/2284706/2284706_1.xml