Remadores percorrem rio Uruguai e detectam poluição
2006-02-24
Sete membros da ONG Amigos do Rio Uruguai e Afluentes (Arrudia), do município catarinense de Concórdia, realizaram por conta própria um trabalho de pesquisa ao longo de 140 quilômetros do curso d água, na divisa com o Rio Grande do Sul. As informações integrarão um relatório que abordará questões como poluição, mata ciliar, assoreamento, flora e pesca ilegal na região.
O grupo, formado por profissionais liberais, percorreu de caiaque a área formada pelo lago da Usina de Itá, a partir do sábado passado, com saída de Marcelino Ramos (RS) e chegada, às 15h30min dessa terça-feira, a Itá (SC).
De acordo com o instrutor de tiro Sérgio Klaus, o lixo coletado nas duas margens chamou a atenção dele e dos colegas. Em 500 metros quadrados, foram recolhidos dois sacos de garrafas PET e também de vasilhames de agrotóxicos. O grupo alertou a população ribeirinha sobre a preservação das margens e contra a pesca predatória. O relatório abordando esses e outros pontos e com fotos será entregue a autoridades municipais e à Polícia Ambiental dos dois estados.
(CP, 24/02/06)