Rede Brasil propõe seminário “O BNDES que temos e o que queremos”
2006-02-24
A Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais monitora, há dez anos, entidades como o Banco Mundial e, desde março de 2005, realiza o mesmo trabalho com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Para discutir o BNDES que temos e o que queremos, a Rede Brasil organizará, brevemente, um seminário nacional.
Essa foi uma das decisões tomadas, nos dias 9 e 10 de fevereiro, pela coordenação da Rede Brasil, que se reuniu em Brasília, onde se localiza a sua sede. O Ibase, editor do boletim eletrônico Desenvolvimento, Democracia e Direitos e, desde agosto de 2005, integrante do grupo de organizações não-governamentais que faz o monitoramento social do banco, participa da coordenação da Rede.
Os principais convidados para esse debate serão a presidência e a diretoria de planejamento do BNDES e movimentos sociais capazes de discutir técnica e politicamente os critérios que o banco adota para realizar seus desembolsos e avaliar os impactos causados por esses financiamentos. A Rede Brasil já está fazendo contato com as direções do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que também integra a Rede Brasil, a Rede Alerta contra o Deserto Verde, que trata dos impactos do monocultivo de árvores para produção de celulose, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
O período proposto para a realização do encontro é de 22 de maio a 2 de junho. Em reunião anterior, a Rede Brasil havia indicado Brasília para sediar o seminário, mas, durante novo encontro em fevereiro, decidiu rever a indicação. Por meio de correio eletrônico, submeteu às direções das oito organizações que a coordenam a sugestão de que o evento se realize no auditório da sede do BNDES, no Rio de Janeiro.
Na avaliação do Ibase, a realização na sede do banco seria uma forma de atrair seus(suas) funcionários(as), elementos-chave e permanentes no movimento de democratização da empresa, para a discussão sobre os rumos que o BNDES pode ter no financiamento de estratégias de desenvolvimento nacional.
Informações do Ibase
http://www.ibase.br/dvdn/conteudos/seminario.htm