Deslizamento de terra deixa ao menos 21 mortos na Indonésia
2006-02-23
Ao menos 21 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, algumas delas em estado grave, por causa de um deslizamento de terras ocorrido no norte das ilhas Célebes, na Indonésia, onde as chuvas torrenciais não deixaram de cair nos últimos dias, informaram na quarta-feira (22/02) fontes policiais. Uma avalancha de barro e lodo sepultou na terça-feira várias casas da localidade de Manado, 2.300 quilômetros ao nordeste de Jacarta, nas quais havia um número indeterminado de pessoas.
"Até agora as equipes de resgate recuperaram 21 corpos", declarou aos jornalistas o subchefe da polícia de Manado, Agus Sulistiyono. O funcionário declarou que pelo menos 10 pessoas estão internadas em estado grave em dois hospitais da cidade. Trata-se da segunda catástrofe provocada pelas chuvas estacionais ao norte das Célebes em pouco mais de uma semana, depois que o transbordamento de um rio causou a morte de 12 pessoas em duas aldeias da região.
Os grupos ambientais criticam que o enorme desflorestamento ilegal reduziu a capacidade de retenção de água do solo da região e contribuiu para o aumento de inundações, deslizamentos de terra e transbordamento de rios. No mês passado, quase 200 pessoas ficaram soterradas em Java Central, na pior catástrofe natural deste tipo na Indonésia nos últimos anos.
(EFE, 21/02/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u92856.shtml