Energia do futuro é uma das novidades mais procuradas no espaço da Emater/RS-Ascar
2006-02-23
Uma das novidades da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra 2006, que teve início nesta terça-feira (21/02), na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, é o espaço destinado a produção do biodiesel. A instituição apresenta uma demonstração da cultura da mamona, estimulando a questão da bioenergia por meio da promoção da cultura e da tecnologia.
Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Antônio Barcellos, o conhecimento sobre a cultura da mamona, os tratos culturais e o combate às pragas são algumas das temáticas abordadas no espaço. Para ele, a procura é extremamente significativa e promete manter os índices de freqüência até o final da feira.
“Os produtores querem saber sobre a cultura e sobre a bioenergia. Mas, mais que isso, a significativa procura pela Emater/RS-Ascar aponta o interesse do público na viabilidade da proposta em nível de propriedade”, destaca Barcellos.
Walmor Braga, produtor do município de Tabaí, concorda com o assistente técnico da Emater/RS-Ascar. Visitante da feira, seu Walmor acredita que a questão é a energia do futuro e a possibilidade concreta de utilizá-la. “Eu achei o espaço muito interessante. É uma atividade que há tempos eu gostaria de desenvolver e, com a condução dos técnicos da Emater/RS-Ascar, percebi que é uma prática possível e que, principalmente, o gasto pode ser compensado com a rentabilidade”, destaca o produtor.
Os visitantes da Expoagro Afubra 2006 poderão conferir, no espaço de Bioenergia da feira, além de explanações técnicas, as seis principais variedades de mamona do estado: Armani Bot, Algarani 2002, Vinema T1, Lira Savana e Mirante.
(Gazeta do Sul/Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Santa Maria, 23/02/06)