UFPel inaugura microusina de biodiesel animal
2006-02-23
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu ontem duas inaugurações que prometem dinamizar o trabalho do Instituto de Química e Geociências (IQG). Uma foi a de uma microusina de biodiesel animal e a outra, a de uma fábrica experimental de produtos de limpeza.
De acordo com o reitor César Borges, atualmente o IQG não é mais um local apenas para formar professores para o ensino médio, mas sim para formar profissionais aptos a atuarem em todo o país e nas mais diversas áreas. Para o diretor do instituto, Sérgio Nascimento, as inaugurações são o fruto da criação do curso de química da UFPel em 1997, o que concedeu um novo caráter ao IQG, na época um prestador de serviços para outros departamentos da universidade.
Instaladas em um prédio adquirido pela UFPel nos anos 90 e até este ano ocioso, as duas unidades da fábrica-escola produzirão, juntas, 2,4 mil litros de biodiesel animal e 4 mil litros de produtos de limpeza a cada mês. Enquanto o biodiesel será destinado a uma frota de caminhões monitorada por uma equipe de pesquisa de doutorado, com o apoio da iniciativa privada, a produção de itens de limpeza será utilizada na instituição.
Em 15 dias, a fábrica deverá começar a produzir e entregar os primeiros lotes de desinfetantes, detergentes e alvejantes para a universidade, permitindo economia de gastos. O excedente, que sairá da fábrica-escola com valor até 70% menor que no mercado formal, será a médio prazo colocado à disposição dos consumidores.
Instalada com apoio financeiro da distribuidora gaúcha de combustíveis Megapetro, a microusina de biodiesel animal é vista como um primeiro e importante passo na aproximação da instituição com a iniciativa privada. Além de servir ao desenvolvimento de projeto de doutorado que une UFPel e Ufrgs, ela será o laboratório da Megapetro para construção de sua planta industrial de fabricação de biodiesel, a ser inaugurada até o fim do ano na Grande Porto Alegre.
(CP, 23/02/06)