Técnicos da Fepam encontram javalina em cativeiro no Litoral Norte
2006-02-23
Técnicos da Fepam encontraram ontem uma javalina vivendo em cativeiro numa casa em Imara, no Litoral Norte, após denúncia anônima. No local, estavam ainda 30 galinhas, dois patos, três coelhos e três porcos, todos em condições inadequadas. Segundo o coordenador técnico da Fepam no Verão Gaúcho, Mattos Alem Roxo, o dono da casa será autuado e terá prazo de 48 horas para retirar os animais do local.
O homem afirmou que os bichos seriam de estimação, mas na casa estariam instrumentos de abate. Nervoso com a situação, ele teve de ser atendido por médicos, pois estaria enfartando. Além da retirada dos animais, o responsável pela criação deverá providenciar ainda a limpeza do local e encaminhar os animais para locais adequados.
Conforme informou Roxo, a criação de animais domésticos em área urbana vai contra a lei de saúde pública. A criação e a manutenção em cativeiro de animais exóticos é proibida em qualquer situação, mesmo em área rural, e os eventuais criadores ou pesquisadores necessitam de licença especial do Ibama.
(CP, 23/02/06)