Petrobras é segunda empresa de petróleo que mais respeita ambiente, avalia consultoria
2006-02-23
A Petrobras ficou apenas atrás da anglo-holandesa Shell numa avaliação mundial feita pela agência de avaliação Management & Excellence (M&E). A agência analisou as atividades das 15 maiores companhias petroleiras do mundo.
Os dados foram divulgados em nota distribuída pela estatal brasileira, segundo a qual, na pesquisa anterior, a companhia brasileira havia sido classificada na sétima posição. Ao atingir a segunda colocação, não só a Petrobras e a Shell superaram com larga margem a média obtida pelas demais companhias, que foi de 52,8%.
"A Petrobras recebeu nota máxima – 83,3% – em Governança Corporativa, item onde as exigências legais impostas por agências reguladoras do mercado de capitais são as mais severas. Neste item, as companhias estatais normalmente recebem pontuações mais baixas", afirma a nota, para depois garantir: "a média da indústria do petróleo, em governança corporativa, foi de 58,61%".
No quesito Transparência, a classificação da estatal brasileira também foi alta: 82,44% - enquanto a média da indústria foi de 54%. "Esta excelente performance se justifica pela prática constante da Petrobras de manter o mercado sempre atualizado sobre os pequenos e grandes acontecimentos da companhia", afirma a nota da Petrobras.
(Radiobras, 22/02/06)