CGTEE e Embrapa assinam convênio de 2ª fase do projeto Quintais
2006-02-22
O presidente da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Júlio Quadros, assina nesta quarta-feira, às 15h30min, convênio com a Embrapa Clima Temperado e com a Fundação de Apoio à Pesquisa Ernesto Gastal (Fapeg), objetivando a implantação de mais cem quintais de frutas orgânicas espalhados por todo o Rio Grande do Sul. A primeira etapa do projeto Quintais superou as expectativas, atingindo 121 quintais em todo o Estado.
Na primeira etapa o público alvo foi composto por quilombolas, assentados de reforma agrária e áreas indígenas. Nesta segunda etapa, além desse público, será ampliado para pequenos agricultores periféricos (que vivem no limite entre as zonas urbanas e rurais), com pouco acesso a programas governamentais. Muitas das famílias beneficiadas também são integrantes do programa Luz para Todos, do governo federal. As cidades de Charqueadas, na região carbonífera, e Livramento, na região Sul, receberão a instalação de viveiros de mudas das plantas a serem colocadas nos quintais.
A CGTEE entra com recursos para o desenvolvimento da tecnologia Embrapa na implantação de unidades de referência – os pomares; orientações de como o público alvo deve lidar nos quintais e assistência técnica. Os pomares são constituídos de 12 espécies de árvores frutíferas, compostas de nativas da região e algumas adaptadas como a maçã e o mirtilo. A idéia da variedade é que as árvores frutifiquem durante todo o ano, garantindo a produção permanente das frutas.
O propósito é tanto a segurança alimentar das famílias, como agregar renda às comunidades, além de auxiliar na questão do meio ambiente - na captura do Carbono da atmosfera. O convênio compõe uma série de programas da companhia que juntam as áreas de Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, principalmente neste momento em que a empresa prepara-se para a construção da Fase C de Candiota III.
(O Minuano, 22/02/06)