Em 21 anos, usinas nucleares brasileiras geraram energia igual à produção anual de Itaipu
2006-02-21
As usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 atingiram uma produção total de 100 milhões de megawatts/hora (mWh) desde 1985, quando começou a operação comercial deste tipo de energia no país. Isso equivale à produção anual da usina hidrelétrica Itaipu Binacional ou ainda à iluminação do estádio do Maracanã por 150 mil anos. O valor foi alcançado às 9h20 desta segunda-feira. Atualmente, a energia nuclear corresponde a 4% do consumo do país.
"Para ter idéia da ordem de grandeza, isso é mais ou menos o que Itaipu gera por um ano. Só que Itaipu com 18 máquinas e nós com apenas duas", informou diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear, responsável pela administração das duas usinas, Pedro Figueiredo. Para ele, o nível de energia é "importante para configurar a opção nuclear como algo realmente viável pela quantidade de energia que se gerou".
Pedro Figueiredo confirmou que os 100 milhões de megawatts/hora dariam para iluminar o Cristo Redentor por 1,8 milhão de anos; o Maracanã por 150 mil anos; a Passarela do Samba (Sambódromo) por 28,9 mil anos, com os monumentos acesos 12 horas/dia nos 365 dias do ano. A produção acumulada de energia das usinas nucleares brasileiras seria suficientes, ainda, para abastecer por mais de 60 anos toda a iluminação pública da cidade do Rio de Janeiro ou o consumo do estado do Rio durante três anos, de acordo com informação da Eletronuclear.
O diretor da Eletronuclear manifestou que nos próximos seis ou sete anos, as duas usinas poderão repetir o número atingido hoje, gerando uma média de 15 milhões de megawatts/ano. A energia gerada pelas nucleares no Brasil corresponde a 4% do consumo de energia do país. Em países como Estados Unidos, com 110 usinas, e Alemanha, com 20 usinas, a produção de energia equivale a 20% do consumo.
(Agência Brasil, 20/02/06)