Nema encontra ovelhas mortas no Litoral gaúcho
2006-02-21
Durante monitoramentos realizados por técnicos do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental da Fundação Universidade de Rio Grande (Nema/FURG), foram encontradas mortas no Litoral gaúcho mais de 160 ovelhas. Conforme o oceanólogo Rodrigo Menezes, do Nema, foram achadas em torno de 150 entre o Cassino e o Chuí e mais 15 da praia do Mar Grosso (São José do Norte) até a Lagoa do Peixe.
As ovelhas já estavam em adiantado estado de decomposição, o que o faz acreditar que tivessem morrido, no mínimo, há uma semana. A causa da morte ainda é desconhecida, mas uma das hipóteses de Menezes é que tenham caído ou sido descartadas de algum navio que transporta animais exportados.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Norton Gianuca, relatou ter recebido a primeira informação no sábado de um pescador das proximidades do farol do Albardão. Hoje, o Pelotão Ambiental da Brigada Militar irá verificar a mortandade.
Ontem, Gianuca estava tentando contato com o Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura, para definir as medidas a serem adotadas para retirada das ovelhas mortas. Reunião técnica hoje no município deverá trata do tema. O secretário acredita que elas foram descartadas por algum navio que transporta animais vivos do Uruguai e da Argentina para o Oriente Médio, já que por Rio Grande são embarcados apenas bovinos.
(CP, 21/02/06)