Brigada Militar autua por lançamento de esgoto em Capão da Canoa
2006-02-21
Três residências de Capão da Canoa foram autuadas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, ontem, por lançar esgoto sem tratamento na via pública. Denúncias apontam que a prática é comum nos municípios do Litoral Norte, inclusive entre empresas particulares e as que deveriam encaminhar os efluentes à Rede de Tratamentos da Corsan, os chamados limpa-fossa.
Com a chuva, o lençol freático sobe e impede que o sistema da fossa séptica e dos sumidouros supra a demanda, extravasando para os terrenos. A solução que muitos encontram é desviar, indevidamente, os dejetos para sangradouros e dunas. Segundo o tenente Juarez Sebastião Nunes, comandante do 3º Pelotão de Capão da Canoa, essa medida é ilegal, com pena de reclusão entre um e cinco anos. O militar afirmou que o lançamento dos dejetos pode estar ocorrendo à noite e em finais de semana, o que agrava a conduta.
Após a autuação dos donos das residências, foi enviado relatório ao Ministério Público. O coordenador técnico da Fepam no Verão Gaúcho, Mattos Alem Roxo, disse que notificará os prefeitos para que seja feito levantamento de quem está desviando os efluentes para o mar.
(CP, 21/02/06)