Chuvas intensas mostram dificuldades de escoamento pluviométrico no Litoral
2006-02-21
Os dois dias de chuva intensa no Litoral Norte mostraram a dificuldade da maioria dos municípios locais para escoar grande quantidade de água. Os constantes alagamentos das principais vias de acesso geram insatisfação entre os veranistas, mas já não são novidade.
No domingo (19/02), pouco mais de uma hora de chuva forte bastou para que as principais ruas e avenidas de Tramandaí, da zona nova ao centro, ficassem totalmente alagadas. Em Capão da Canoa, a chuvarada de ontem atingiu principalmente as avenidas Rudá, Paraguassu e Beira Mar.
Nas ruas intransitáveis de Tramandaí, carros chegaram a apagar e tiveram que ser abandonados pelos donos que, indignados deixaram os automóveis sob a água, a mais de meio metro de altura. O secretário de Obras da cidade, Antônio Rodrigues, afirmou que todas as bocas de lobo estão abertas e em condições de funcionamento. No entanto, disse Rodrigues, não há como solucionar o problema dos alagamentos porque o município está situado ao nível do mar e não há viabilidade para a construção de galerias subterrâneas. Rodrigues assegurou que a prefeitura está investindo na construção de mais bocas-de-lobo e na manutenção dos pontos já existentes.
Em Capão da Canoa, a situação não era diferente no centro da cidade. A expansão imobiliária, sobretudo nos anos 80, trouxe a construção de mais prédios e o cimento cobriu calçadas e canteiros, que antes absorviam mais a água da chuva.
(CP, 21//02/06)