Nova tecnologia permite à MWM-International reaproveitar 75 mil litros de água por dia
2006-02-21
Desde janeiro deste ano, toda a água do sistema de tratamento biológico proveniente dos sanitários e do refeitório da planta de Santo Amaro (SP) da MWM-International, fabricante de motores diesel, passará por um dos mais modernos sistemas de tratamento de água do mundo. A tecnologia para filtragem é chamada de osmose reversa e é a única que possibilita, no final do processo, uma água limpa, translúcida, livre de íons, sais minerais e demais substâncias. Toda a água tratada será reaproveitada nas torres de resfriamento, usada para baixar a temperatura das bancadas de teste da empresa. O uso da osmose reversa vai possibilitar que a empresa reaproveite inicialmente 75 mil litros de água por dia.
O projeto de reuso da água da MWM-International começou a ser idealizado em dezembro de 2002 pela empresa, para diminuir a captação do recurso natural, poupando o meio-ambiente, e aproveitar ao máximo o uso da água, sem desperdícios. O investimento inicial foi de R$ 600 mil, usado para implementação do sistema de osmose reversa. A preocupação da empresa foi desenvolver um sistema de ponta para tratamento da água, que possibilitasse economizar o recurso natural e garantir o abastecimento futuro da água industrial.
Resumidamente, a estação de reuso de água funciona em dois estágios: uma ultra-filtração com membranas que realizam uma filtração de dentro dos capilares para fora, separando o rejeito da água. Após essa fase, a água segue para o segundo estágio de filtração, que é a osmose reversa propriamente dita, que limpa totalmente a água. O próximo desafio da empresa é, após este estágio inicial do projeto, ir aumentando gradativamente o volume de água para reutilização.
Informações de CDI / MWM-International