Após 28 casos de gripe aviária, Alemanha pede ajuda
2006-02-20
O governo regional de Mecklenburgo-Vorpommern, no nordeste da Alemanha, pediu a ajuda do Exército Federal para combater a gripe aviária após encontrar 28 aves mortas infectadas com o vírus H5N1, na ilha de Rügen. Till Backhaus, ministro da Agricultura de Mecklenburgo-Vorpommern, explicou que as aves estavam espalhadas por toda a ilha. Diante da situação, Backhaus solicitou a ajuda do Exército.
O ministro federal da Agricultura, Horst Seehofer, visitou Rügen e ofereceu, em nome do governo de Angela Merkel, qualquer tipo de ajuda que a região pudesse necessitar. No domingo o Exército enviou uma missão avançada para avaliar as possibilidades de ajuda. Segunda, de acordo com o Ministério da Defesa, será decidido quantos soldados serão enviados a Rügen.
Os enviados serão especialistas em desinfecção de veículos e pessoas e deverão auxiliar no isolamento das áreas suspeitas. Um veterinário do Exército está desde ontem na ilha. Toda a ilha de Rügen foi declarada zona de observação. Por 15 dias, estará proibido todo transporte de aves. Seehofer destacou que, até agora, o vírus letal H5N1 não foi encontrado em nenhuma ave doméstica.
(EFE, 118/02/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u92732.shtml