Greenpeace lamenta mortes em deslizamento nas Filipinas
2006-02-20
O grupo ecológico Greenpeace expressou sábado (18/02) seus pêsames aos afetados pelo desmoronamento que atingiu o povoado de Guinsaugon, no sul da ilha filipina de Leyte. "O Greenpeace deseja expressar seus mais profundos pêsames às pessoas de Leyte, especialmente àquelas que perderam seus entes queridos nesta tragédia", assinala o comunicado do diretor do Greenpeace para o Sudeste Asiático, Von Hernandez.
Hernandez acrescentou que é igualmente trágico que as "Filipinas tenham sofrido repetidamente com desastres desta natureza, onde já perdemos milhares de vidas".
O grupo indicou além disso que "houve advertências a respeito da ameaça combinada da poda destrutiva e o aumento de condições atmosféricas extremas causadas pela mudança climática, que intensificariam o impacto de desastres como este".
O comunicado também reitera as advertências do Greenpeace ao governo filipino para que leve em conta seriamente esse impacto combinado. "A escala e freqüência de tragédias similares no passado deveriam ter feito, há muito tempo, que o governo entrasse em ação para solucionar, no foco, o aparente perene problema das inundações e os aludes", ressaltou.
(EFE / Folha Online, 19/02/06)