Osório: energia eólica deverá ser gerada até abril
2006-02-20
O parque eólico de Osório começará a produzir energia, em caráter experimental, entre o final de março e início de abril. A informação foi dada, extra-oficialmente, pelo diretor-geral da Enerfim Enervento, sócia majoritária da empresa Ventos do Sul, o espanhol Guillermo Planas Roca, ao subsecretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, Francisco Brandão, durante visita da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, ao canteiro de obras do empreendimento, no sábado (18/02).
Roca explicou a Brandão que quatro aerogeradores, com potência instalada de 8 MW, devem começar a gerar energia no final do próximo mês. A produção total, com 150 MW de potência (capaz de abastecer metade da população da Capital), entrará em operação comercial até o final do ano.
Roca informou que até o final de março, no máximo até o início de abril, também começam a ser instaladas as linhas de transmissão até a subestação da CEEE, no outro oposto da freeway, sentido Litoral-Porto Alegre, permitindo a conexão da energia gerada pelos ventos ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O presidente Lula e o governador Germano Rigotto serão convidados a apertar o botão do start, anunciou o empresário espanhol.
Dilma destacou a importância da produção de energia limpa e do incentivo a fontes renováveis. A paisagem do litoral gaúcho começou a tomar novos contornos na última sexta-feira, com a conclusão da montagem do primeiro catavento do parque eólico de Osório, que será o maior da América Latina e o 6º maior do mundo. Com 140 metros de altura e 810 toneladas de peso, o aerogerador de 2 MW, produzido pela alemã Wöbben, é considerado o mais eficiente.
(CP, 20/02/06)