Smam prevê Disque-Pichação ainda para este mês
2006-02-20
A busca de formas para combater as pichações que desfiguram monumentos e a harmonia arquitetônica da Capital centralizaram os debates durante reunião realizado entre representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, coordenada pelo vereador João Carlos Nedel (PP). A principal proposta abordada no encontro foi a criação do Disque-Pichação, anunciada pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente, Beto Moesch.
Segundo o secretário, o serviço é uma parceria entre prefeitura e Brasil Telecom e serviria para o cidadão acionar as autoridades quando fossem vistos pichadores em ação. A previsão é de que o Disque-Pichação entre em funcionamento ainda neste mês. Porém, o secretário dos Direitos Humanos e Segurança Urbana, Kevin Krieger, disse que a meta é implantar o serviço até abril. Uma das possibilidades é que seja usado o fone 181, do Estado, para o atendimento.
O encontro também definiu um termo de cooperação entre entidades públicas, a criação de um manual explicativo sobre como encaminhar denúncias e as formas de punição dos pichadores. O titular da 1ª DP de Porto Alegre, delegado Leandro Cantarelli Lisardo, representando o Departamento de Polícia Metropolitana, lembrou a importância de qualquer solução observar os aspectos legais, argumentando que as pichações, muitas vezes, envolvem menores de idade.
(CP, 20/02/06)