Irã confirma injeção de gás em centrífugas de urânio
2006-02-17
O Irã confirmou na noite desta quinta-feira ter introduzido gás em suas centrífugas, etapa prévia do processo de enriquecimento de urânio, segundo um alto responsável iraniano. "Sim, injetamos gás UF6 em um número limitado de centrífugas, mas se trata de uma quantidade inferior à que seria necessária para um projeto piloto", declarou o chefe da Organização iraniana de Energia Atômica, Gholam Reza Aghazadeh, para a televisão estatal, sem esclarecer o número de centrífugas envolvidas.
"Para se obter urânio enriquecido de uma pureza de 3,5%, deve-se utilizar 164 centrífugas e ainda não chegamos a isso. Poderiam ser necessários vários meses para entrar nesta etapa", destacou.
O enriquecimento de urânio é realizado introduzindo hexafluoruro de urânio (gás UF6) em alguns centrífugas, conectadas entre elas em cascata, o que permite obter urânio mais ou menos enriquecido. Um diplomata de Viena, sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), declarou na segunda-feira para a AFP que o Irã havia começado a introdução de gás nas centrífugas.Teerã desmentiu em seguida a informação.
(AFP, 16/02/06)
Link: http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/02/16/ult34u148064.jhtm