Lixo urbano é tema de seminário nacional em Pelotas
2006-02-17
A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE, através da sua Regional Sul, promove em Pelotas/RS, o Seminário Nacional sobre Resíduos Sólidos Urbanos, evento que vai abordar a situação da coleta e do destino final do lixo. O Seminário acontecerá de 15 a 18 de março, na Universidade Católica de Pelotas, e pretende reunir técnicos e profissionais da área de resíduos sólidos para discutir e apresentar propostas sobre questões nesta área, com impacto e influência para municípios, estados e para o país, proporcionando interação e busca de alternativas consorciadas, ecologicamente corretas e ambientalmente seguras.
Diversos temas serão abordados no Seminário, como os resíduos de serviços de saúde e sua gestão municipal (coleta e tratamento), o gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, a política nacional de resíduos sólidos, as ações governamentais para a implantação do Protocolo de Kyoto (com ênfase na área de resíduos sólidos), financiamento e sustentabilidade de projetos nessa área, resíduos da construção civil, entre outros.
O Seminário é destinado a técnicos e profissionais de Prefeituras Municipais, iniciativa privada e sócios da ASSEMAE, que atuam na área de resíduos sólidos. Devem participar do evento o presidente da ASSEMAE Nacional, Silvano Silvério da Costa, o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Abelardo de Oliveira Filho, representantes dos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, além de pesquisadores de universidades brasileiras.
De acordo com o presidente da ASSEMAE Regional Sul e também diretor-presidente do SANEP, engenheiro Gilberto Cunha, “os municípios vem cada vez mais sofrendo pressão para o destino do lixo. Acontece que os municípios não têm recursos para resolverem sozinhos esta importante questão. Por isso, devemos discutir qual o planejamento, o caminho para atingir o ideal na coleta, tratamento e destino final dos resíduos sólidos”.
Além da realização da ASSEMAE – Regional Sul, o Seminário tem a co-realização do Ministério das Cidades, Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado – AZONASUL, Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas – SANEP, Metroplan, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-RS e Universidade Católica de Pelotas.
Informações de COM MAIS COMUNICAÇÃO / Sema-RS