Zona sul: municípios formam parcerias para turismo sustentável
2006-02-17
A última semana foi de intensas viagens para a diretoria da Sociedade para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável em Pelotas (Fitur). Composta pela presidente Elizéte Jeske, vice Marília Neves e diretores Paulo Ávila e Paulo Wieth, responsáveis pelas pastas das Finanças e do Meio Ambiente respectivamente, a comitiva se reuniu com prefeitos e secretários para os últimos ajustes antes do início das provas, que começam a partir de 12 de março.
“A receptividade foi muito grande” atesta Elizéte. Para ela, o mais importante das visitas foi o grande interesse que os municípios demonstraram em abrigar as etapas classificatórias.
Na sua avaliação, a integração é palavra de ordem nas prefeituras e nas secretarias da Zona Sul.
“Além de fomentarmos as parcerias, estamos aproximando as prefeituras no sentido de crescermos como um pólo de turismo de aventura no Sul do estado”, explica.
A formação de parcerias é fundamental para a viabilização da segunda edição do Grito das Águas. “E somente através delas que poderemos explorar a pleno as nossas potencialidades naturais, históricas e culturais”, reforçou o prefeito de Cerrito, Adão Orlando Alves (PMDB). Pedro Osório também confirma a união de forças para as etapas classificatórias e em São Lourenço do Sul, o vice-prefeito Daniel Raupp (PT) endossou a iniciativa do Grito das Águas.
A parceria entre Rio Grande e São José do Norte mostra que a valorização das corridas de aventura é uma forma de dar destaque aos municípios-sede. Arroio do Padre também aposta na integração.
(Diário Popular, 17/02/06)