Curtume é notificado em Venâncio Aires devido ao mau cheiro
2006-02-17
Na quarta-feira (15/02), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Venâncio Aires notificou o curtume BR Couros, localizado na rua Sete de Setembro, no centro da cidade, devido às denúncias dos moradores com relação ao mau cheiro proveniente do local.
A indústria foi notificada devido a um pedido do prefeito em exercício, Airton Artus, que também responde pela Secretaria. Caso o curtume não tome medidas para acabar com o mau cheiro na região, a Semma vai se empenhar para que o local seja fechado, considerando os apelos da comunidade.
Conforme Fernando Heissler, engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente, o mau cheiro é resultado do processo de curtimento do couro, sendo normal em todos as indústrias que realizam esse trabalho.
Como em novembro de 2005 a BR Couros voltou a realizar todas as etapas do curtimento, o odor desagradável voltou a incomodar quem mora na região.
O curtume tem um prazo de 15 dias para se adequar às exigências da Semma. De acordo com Fernando, a solução para minimizar os odores seria fechar as salas hermeticamente e instalar exaustores, direcionando os gases para tanques com água.
A Secretaria do Meio Ambiente atestou que a indústria, apesar do mau cheiro, trata os dejetos de maneira adequada. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) já fez vistorias no local e não encontrou irregularidades.
O proprietário, Luis Carlos Kist, afirma que a empresa já reduziu drasticamente a produção para minimizar o problema imediatamente.
De acordo com ele, serão feitas alterações dentro do prazo estipulado pela Secretaria para diminuir o odor. Luis afirma que a indústria vai buscar novos processos químicos para o curtimento do couro, visando acabar com o mau cheiro.
(Rozana Ellwanger/Folha do Mate, 17/02/06)