Diminui a vazão das vertentes na área rural de Santa Cruz do Sul
2006-02-17
As vertentes do interior de Santa Cruz do Sul possuem cada vez menor vazão, enquanto o consumo de água apresenta aumento. O problema começou a ser constatado há algum tempo e ficou mais evidente por meio do relato de moradores de Travessa Bohnem ao prefeito José Alberto Wenzel, durante reunião na manhã de ontem.
A prefeitura pretende elaborar um plano de investimentos na área, junto com uma campanha de conscientização sobre o uso racional e parcimonioso da água. O secretário de Serviços Públicos, Ari Schwerz, disse que muitos esforços do poder público, como a abertura de poços, não dão resultado porque o lençol freático está sensivelmente enfraquecido.
De quatro perfurações recentemente realizadas, em Monte Alverne e Boa Vista, apenas uma deu água. A mesma coisa acontece com as fontes na superfície, que desaparecem ou vão reduzindo sua vazão.
Schwerz lembrou, também, que as chuvas que vêm se repetindo nas últimas semanas não foram suficientes para recuperar os níveis dos mananciais, e por isso a situação continua preocupante. O caminhão-pipa da prefeitura está permanentemente à disposição, suprindo a falta de água em todas as localidades do interior do município.
O caso da Travessa Bohnen é apenas uma das muitas situações de dificuldade de abastecimento na zona rural. A fonte da localidade se reduziu tanto que ficou sem vazão suficiente para suprir a demanda. Os agricultores saíram do encontro com o prefeito Wenzel com a expectativa de uma solução para o problema com a exploração de uma nova fonte, que será objeto de levantamento técnico. Em caso de haver condições favoráveis, será executado um novo projeto de abastecimento.
(CP, 17/02/06)