Inpe observará fenômeno físico em Santa Maria
2006-02-17
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) iniciaram em Santa Maria um trabalho de observação do fenômeno físico chamado sprit. Trata-se de uma emissão de luz rapidíssima, de 3 a 5 milésimos de segundo, que ocorre em tespestades elétricas e pode prejudicar comunicações via satélite.
Na noite de quarta-feira (15/02), no Centro Regional de Pesquisas Espaciais, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi lançado um balão com equipamentos, como câmeras e sensores, pesando 28 quilos. O destino, segundo a engenheira eletrônica Elisete dos Santos, chefe da divisão de balões do INPE, em São José dos Campos (SP), seria a fronteira com a Argentina, onde ocorria uma tempestade elétrica.
O primeiro lançamento não obteve sucesso, pois o balão caiu três horas após, na localidade de Água Boa, interor de Santa Maria. Segundo Elisete, houve uma falha e um novo balão, que se desloca a aproximadamente 50 mil quilômetros de altura, deverá ser lançado no momento em que houver condições metereológicas favoráveis.
(CP, 17/02/06)