China anuncia plano para combater a poluição
2006-02-16
A China anunciou nesta quarta-feira um plano para combater a poluição e deixar um meio ambiente melhor para as gerações futuras. O plano, aprovado pelo Conselho do Estado, foca no controle da poluição e convoca o país a limpar as regiões altamente poluídas e reverter a degradação da água, ar e terra até 2010. O movimento visa proteger os interesses a longo prazo da nação chinesa e deixar um espaço desenvolvido e bom para se viver para nossos filhos e filhas´, de acordo com uma declaração publicada nesta quarta-feira.
O governo parece estar prestando mais atenção nos problemas de proteção ambiental´ disse Zhao Qingxiang, professor da Departamento do Meio Ambiente da Universidade do Leste da China de Ciência e Tecnologia. Mas o que me preocupa neste plano é como ele afetará o sistema ecológico como um todo, que ainda tem um grande caminho pela frente´, disse Zhao. ´Não é apenas uma questão de fechar alguma fábricas´.
Será pedido aos governos regionais que estabeleçam metas ambientais e conduzam avaliações regulares, segundo a declaração. ´Líderes oficiais e outros oficiais importantes do governo serão punidos por tomar decisões erradas que causem acidentes ambientais sérios e por obstruir a execução das leis relativas ao meio ambiente´, diz a nota. Os Ministérios ficaram encarregados de adaptar impostos, preços, comércio e políticas de tecnologia para a nova estratégia. O Conselho do Estado disse que o plano foi, em parte, construído devido a um vazamento de químicos tóxicos no rio Songhua em novembro.
Entre os problemas mais urgentes citados pelo relatório estão a chuva ácida, poluição do solo, poluentes orgânicos, riscos potenciais pelas facilidades nucleares e um declínio na biodiversidade. O plano pede que as cidades chinesas assegurem que pelo menos 70% do esgoto seja tratado até 2010 - na maioria das áreas urbanas o índice ainda é menor que 50%. Na maior parte da China, o esgoto e os efluentes industriais correm direto para os rios e lagos: o governo recentemente relatou que mais de 300 milhões de habitantes rurais não têm acesso à água potável.
(AP, 15/02/06)
Link: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/fev/15/217.htm