Projeto Cerrado Sustentável incentiva preservação
2006-02-15
Um projeto da Ong The Nature Conservancy (TNC), governo de Mato Grosso e Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) irá beneficiar duas mil propriedades numa área de 4,5 milhões de hectares nas bacias hidrográficas dos rios Cuiabá e São Lourenço. O projeto "Cerrado Sustentável" pretende facilitar a averbação de reservas legais das propriedades situadas nas bacias dos dois rios e assim conciliar preservação do meio ambiente com desenvolvimento.
De início, será criado um banco de reservas que permitirá ao proprietário da área manter a reserva legal dentro ou fora das terras dele. Isso será possível porque será feito o diagnóstico e definição das áreas nas bacias dos rios. Depois, pelo projeto, será feita a recuperação das áreas de preservação permanente, o planejamento da paisagem e do uso da propriedade.
Pelo projeto, serão definidos procedimentos técnicos, operacionais e normativos que auxiliarão nos processos de regularização das reservas legais e processos de recuperação das áreas de preservação permanente cadastradas. Outra ação importante do projeto será a capacitação de técnicos para agilizar os processos de regularização de reserva legal, recuperação de área permanente e aplicação de boas práticas agrícolas.
A expectativa é que, com resultado, o projeto aponte alternativas para reduzir custos para o cumprimentos da legislação ambiental, além de prevenir erosões nas margens dos rios. Como conseqüência, também reduziria a poluição e melhoraria a qualidade da água para o abastecimento humano e animal.
Todo o projeto será feito de forma que não prejudique o produtor rural. Para mostrar isso, também foram convidados para participar da reunião de apresentação do projeto representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer e Federação das Indústrias (Fiemt). O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, apresentará o projeto a empresários e produtores rurais, para conversar sobre a viabilização ou a agregação em outros programas já existentes.
(Diário de Cuiabá, 14/02/06)