Acordo prevê recuperação das águas do São Francisco e do Córrego Lavagem
2006-02-13
A empresa Votorantim Metais Zinco, de Três Marias, a 276 quilômetros de Belo Horizonte, região Central, vai gastar mais de R$ 2 milhões em medidas compensatórias em decorrência de dois acidentes ambientais, em dezembro de 2004 e setembro de 2005, que resultaram no lançamento de resíduos tóxicos nas águas do Rio São Francisco e no Córrego Lavagem.
Elaborados pela Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do São Francisco com a participação dos promotores Andréa Cristina Santiago Martelleto, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, Marcos Paulo de Souza Miranda e Paulo César de Lima, dois termos de ajustamento de conduta (TAC) foram assinados na sexta-feira (10).
O primeiro, relativo ao acidente ambiental de 31 de dezembro de 2004, determina que a empresa apresente, em 60 dias, ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e ao Ibama, projeto de peixamento do Rio São Francisco, entre Três Marias e Pirapora, para soltura de 50 mil peixes de espécies nativas, sendo que pelo menos 20% deverão ser de surubins.
O outro acordo determina que a Votorantim custeie dois projetos voltados ao desenvolvimento de ações de proteção, educação ambiental e pesquisas na região. Um envolve a Estação Ecológica Pirapitinga e seu entorno e o outro prevê a construção de um aterro sanitário e a construção de uma usina de compostagem, que fazem parte do projeto Três Marias joga limpo, feito pela prefeitura.
(Estado de Minas, 11/02/06)