Gramado pede economia de água
2006-02-10
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Gramado está preocupada com o desperdício de água. Na maioria das vezes as pessoas não têm noção da quantidade de água que se desperdiça em pequenas ações. Além disto, é preciso observar o valor que esta mesma água tem para a humanidade.
Do total de água existente no planeta, apenas 3% é doce, distribuída da seguinte maneira: 2% estão em áreas glaciais (Pólos Norte e Sul) e o 1% que sobra está subdividido em 0,7% de águas subterrâneas e apenas 0,3% de águas superficiais acessíveis. Portanto, se não houver cuidado, este pequeno percentual tende a desaparecer ou ficar impróprio para o consumo humano.
A água é o principal alimento do ser humano e representa 70% do seu peso, sendo responsável pelo bom funcionamento do organismo. Ela também está presente em todas as atividades humanas, como por exemplo: higiene pessoal, preparo de alimentos, indústria, irrigação, higiene de animais, navegação, pesca, geração de energia e lazer. A necessidade diária de água é de cerca de 3% do peso do corpo, o que equivale, em média, a 2 litros.
Para o secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Antonio Barbacovi, “evitar o desperdício e a contaminação de nossa água é, acima de tudo, uma forma de respeitar toda a comunidade, pois assim estaremos evitando doenças, além de garantirmos por mais tempo um abastecimento de água que, em suma, é garantia de vida”.
Como existe previsão de mais alguns períodos de estiagem, a Secretaria se coloca à disposição da comunidade para qualquer orientação.
(Jornal de Gramado, 10/02/06)