Praias do Laranjal seguem 100% impróprias
2006-02-10
O novo relatório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), divulgado ontem (09/02), foi mais uma vez desanimador aos veranistas de Pelotas. Os seis pontos avaliados estão impróprios para banho: três no Balneário dos Prazeres, dois no Santo Antônio e um no Valverde.
Apesar de as placas na beira da praia permanecerem com a inscrição de alerta em vermelho, o titular da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Leonardo Cardoso, aposta em melhores resultados. As poucas chuvas e a limpeza dos cinco filtros biológicos alimentam o otimismo, enquanto a solução definitiva - que só irá ocorrer a partir do saneamento - não se concretiza.
“Acreditamos que esses dois fatores irão favorecer os próximos resultados”, afirmou, ao lamentar os turistas que passam e não param no município devido à falta de balneabilidade. “Perdemos em termos de turismo”, sintetizou, ao ponderar que o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) se divide entre as duas medidas que podem amenizar o problema: a manutenção dos filtros e o investimento nas obras para a ligação do esgoto cloacal à rede. “Ao menos uma parte do Laranjal irá parar de despejá-lo direto na Lagoa”, comemorou antecipadamente.
Os dejetos que são jogados ao canal São Gonçalo e depois chegam por gravidade à Lagoa dos Patos dependem de novos projetos e captação de recursos.
Para limpar os filtros, há a remoção da areia depositada nos tanques de concreto e a lavagem ou substituição das pedras (seixos) - explica José Kaster, do Sanep. O esgoto lançado nestes tanques, ao passar pelos seixos, cria uma película de bactérias e algas, sofre processo biológico de tratamento e é, então, lançado à Lagoa com número reduzido de coliformes fecais.
Ao todo o Laranjal possui seis filtros, mas o que está instalado próximo ao trapiche, no Valverde, foi desativado, já que a sanga que conduzia a água ao local foi desviada para outro curso. Os outros três ficam no Balneário dos Prazeres e dois no Santo Antônio.
Neste verão a Fepam coleta semanalmente amostras de água em 87 pontos localizados em 70 balneários de 43 cidades gaúchas. Pelotas se encaixa no litoral médio, do qual mais oito municípios fazem parte: Palmares do Sul, Tapes, Arambaré, Mostardas, Cristal, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Rio Grande.
(Michele Ferreira/Diário Popular, 10/02/06)