Prefeitura de Montenegro contratará presos para limpar ruas
2006-02-10
Os presidiários que cumprem pena em regime semi-aberto deverão ser aproveitados para realizarem serviços como capina, limpeza e varrição de ruas, além de consertos nas vias públicas. Para isso, a Prefeitura está estudando um convênio com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado (Susepe) e Poder Judiciário para implantação de um programa de ressocialização de apenados.
Eles trabalharão com a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU). Na tarde de ontem, o secretário Adão Araújo esteve reunido com o juiz Rui Simões Filho para tratar do assunto. O projeto de lei autorizando a Prefeitura a estabelecer o convênio deve ser enviado a Câmara Municipal nos próximos dias.
A proposta inclui dez apenados, que receberão remuneração equivalente a 80% do salário mínimo. Segundo Adão, três apenados trabalharam com as equipes da SMVSU desde dezembro como período de teste e não houve problema nesse período.
"Como geralmente são pessoas sem qualificação para o mercado de trabalho, realizar serviços mais simples contribui para a sua ressocialização", afirmou o juiz Simões Filho. Para o prefeito Percival de Oliveira, a implantação do projeto mostra que o Executivo e o Judiciário estão fazendo a sua parte para estimular a recuperação dos presos. "Ninguém se ressocializa se ficar isolado e sem oportunidades", observa, "E o caminho para conseguir isso é o trabalho", finaliza o chefe do Executivo.
(Jornal Ibiá, 10/02/06)