Prefeitura de Cahcoeira do Sul declara guerra ao carrapato
2006-02-10
A equipe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) e os líderes comunitários de Cachoeira do Sul se reuniram ontem para definir um plano de ação contra o carrapato, parasita que vem tirando o sono de centenas de cães e gatos e da própria comunidade cachoeirense.
As maiores infestações de carrapatos na cidade estão sendo registradas nos bairros da periferia, como Promorar, Quinta da Boa Vista, Vale do Sol, Cristo Rei e Alto do Amorim, comunidades em que a equipe do DVA deverá agir a partir de hoje.
O alerta sobre a infestação de carrapatos foi feito à Secretaria Municipal de Saúde ainda no mês passado, pela União Cachoeirense de Associações de Bairros (Ucab).
A Associação Cachoeirense de Proteção Animal (Acapa) também já havia demonstrado através do Jornal do Povo sua preocupação com o problema. “Nós estávamos fazendo dedetizações isoladas, porém, a idéia é promover mutirões contra o carrapato por bairros”, informou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Teixeira. Ela tranqüiliza a comunidade: “coletamos amostras de carrapatos em várias bairros e constatamos que o parasita que está atacando cães e gatos na cidade não é do tipo que provoca a febre maculosa no homem, doença que pode levar à morte”, assegurou ela.
Uma das infestações mais preocupantes é no Bairro Vale do Sol, na zona norte da cidade, onde em apenas um cão foram encontrados mais de 20 carrapatos. “É difícil encontrar um gato ou cachorro sem carrapato aqui no bairro”, afirmou a presidenta da Associação de Moradores do Vale do Sol, Floracília Fereira.
A presidenta do Bairro Quinta da Boa Vista, Jurema Trindade, observou que os próprios moradores estão se unindo para comprar veneno contra carrapato. “A incidência do parasita já diminuiu bastante no Quinta. Estamos dedetizando os pátios e banhando os cães e gatos”, observou Jurema.
A idéia está sendo copiada pelo Alto do Amorim. “A vizinhança está organizando seu próprio mutirão contra o carrapato”, informou o presidente da comunidade, Luiz Carlos Lopes, que também é presidente da Ucab.
(Jornal do Povo, 10/02/06)