Amazonas em alerta para ameaça de mega-cheia
2006-02-10
O governador do Estado, Eduardo Braga, anunciou quarta-feira (8) que o Amazonas está em estado de alerta para o risco de passar por uma megaenchente este ano. A declaração está baseada na ultrapassagem das cotas de precipitação pluviométrica (chuvas) previstas para o início deste ano, fazendo com que o nível da bacia hidrográfica subisse rapidamente.
Conforme dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o rio Negro, por exemplo, está na marca dos 24 metros, ou seja, entrando na zona de alerta para as cheias. Além disso, de acordo com Braga, o degelo da neve na Cordilheira dos Andes também pode estar associado a subida rápida do leito dos rios.
Ele informa que no Município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus) o nível do rio Solimões está subindo mais de 30 centímetros por dia, desde o último sábado. O governador disse que está monitorando o nível dos rios para fazer um planejamento das ações de contenção da enchente, que estará baseado na remoção de famílias em áreas de risco e até possíveis obras para evitar maiores transtornos para a população.
"Estamos acompanhando os níveis das águas há 15 meses e baseado em informações da ANA. Mas se houver um veranito (período prolongado de sol durante o inverno) pode não haver enchente".
O meteorologista Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) Everaldo Souza confirma as informações do governador. Ele afirma que as chuvas neste mês poderão ultrapassar a capacidade máxima para o período, que é de 250 milímetros (mm). Até ontem havia chovido 102 mm.
(A Crítica – AM, 09/02/06)