Monografia vincula avanço da fronteira agrícola a desmatamento no norte da BR 163
2006-02-10
Está disponível no site da Floresta Nacional do Tapajós a monografia “A Expansão da Fronteira Agrícola e sua Relação com o Desmatamento”, apresentada pelo servidor do Ibama, Daniel Cohenca, como trabalho de conclusão de um curso de pós graduação na Universidade Federal de Lavras. O estudo, baseado na análise de imagens de satélite, aponta a relação entre a ampliação das áreas de cultivo de grãos, em especial da soja, nos municípios de Santarém e Belterra, no oeste do Pará e a destruição das florestas nativas da região.
O trabalho é resultado da análise de imagens Landsat de um período de seis anos (entre 1999 e 2004). A conclusão é que o principal fator responsável pela destruição da floresta é o aumento das áreas de cultivo de grãos no entorno da Flona do Tapajós, em Santarém e Belterra. A demanda por novas áreas de cultivo é estimulada economicamente pela implantação do terminal graneleiro no Porto de Santarém, pela perspectiva do asfaltamento da BR 163 e pela alta cotação da soja no mercado internacional.
A monografia está disponível para download no endereço: http://www.ibama.gov.br/flona_tapajos/index.php?id_menu=24&id_arq=27
(Ibama, 09/02/06)