Empresa paulista projeta usina de biomassa em São Luiz Gonzaga
2006-02-09
A empresa Globorr Indústria e Comércio, com sede em Guapiru (SP) está em adiantadas negociações para colocar em prática um projeto de produção de álcool, açúcar e energia elétrica a partir da biomassa em São Luiz Gonzaga, na região das Missões. Segundo o empresário Antonio César Zborowski, a produção de 1 milhão de cana-de-açúcar por safra (de 10 meses) deve envolver 50 produtores do município missioneiro, com o cultivo de 12 mil hectares nos próximos três anos, quando começaria a funcionar o projeto.
Em audiência ontem (08/02) na Secretaria de Energia, Minas e Comunicações (Semc), o secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, autorizou a realização de um estudo de viabilidade para comercialização da energia produzida pela futura usina de biomassa. Além do empresários, estavam na reunião o prefeito de São Luiz Gonzaga, Aguinaldo Caetano Martins, que negocia há um ano com a empresa, e o diretor de distribuição da CEEE, Luís Antônio Leão.
O investimento previsto para produzir 100 milhões de litros de álcool/ano é de R$ 140 milhões, com a geração de 3,5 mil empregos diretos. Andres prevê potencial para a construção de uma usina de biomassa de até 30 MW de potência instalada, que utilizariam 900 mil toneladas de bagaço de cana por safra.
O empresário paulista saiu satisfeito com o encaminhamento dado pelo secretário em relação à possibilidade de comercialização da energia produzida. “Estamos nos detalhes finais de elaboração do projeto e já iniciamos a captação de recursos”, informa Zborowski. Ele projeta 20% de investimento próprio e 80% de financiamentos. “Se o mercado de álcool não estiver adequado às nossas expectativas, poderemos produzir açúcar”, revela.
(Informações da Semc/RS)