Capital Russa registra um dos invernos mais rigorosos das últimas décadas
2006-02-08
As baixas temperaturas e nevascas que vêm marcando as últimas semanas na região de Moscou, capital da Rússia, são responsáveis pelo inverno mais rigoroso desde 1979, o que já causou diversos problemas no fornecimento de energia elétrica e de água.
Os dados do Serviço Meteorológico da Rússia indicam que o atual inverno vem apresentando temperaturas médias entre 10C e 15C abaixo do normal em Moscou, sendo que a temperatura mínima absoluta chegou a -32C no dia 24 de janeiro.
Durante o mês de janeiro, por exemplo, a temperatura mínima média na cidade é de -12.3C, entretanto, os valores médios deste ano ficaram em torno de -22C, com diversos dias apresentando valores abaixo de -30C.
Além de Moscou, o inverno também vem sendo um dos mais frios das últimas décadas em quase todo o território russo, principalmente na região da Sibéria, onde os termômetros atingiram a marca de -52.7C (Tura/Evenkiyskiy) na segunda semana de janeiro.
Na última madrugada, a temperatura mínima em Moscou atingiu a marca de -26.7C, enquanto que o frio mais intenso na Federação Russa foi registrado nas cidades de Oimyakon e Orto-Balagan (ambas com -51.5C), em Tompo (-51,3C) e em Verkhoyansk (-51.3C).
Para os próximos dias, a previsão é de que o tempo permaneça extremamente frio em Moscou, com os valores mínimos oscilando entre -30C e -21C até a sexta-feira. As temperaturas baixas, entretanto, devem vir acompanhadas de sol e pouca nebulosidade.
(INFOTempo, 08/02/06)