Annan exige ação sobre as mudanças climáticas ao receber prêmio ambiental em Dubai
2006-02-09
Em seu discurso ao receber um dos principais prêmios do mundo pelo seu trabalho com o meio ambiente, o Secretário Geral da ONU - Organização das Nações Unidas Kofi Annan convocou os líderes mundiais a utilizarem o Protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas e os governantes, empresários e cidadãos a adotarem novas políticas relacionadas com os recursos energéticos.
“Agora que o Protocolo de Kyoto entrou em vigor, o mundo tem a sua disposição uma ferramenta dinâmica para estabilizar e reduzir emissões e para apoiar projetos "climate-friendly" em países em desenvolvimento,” disse o Sr. Annan em seu discurso ao receber o prêmio 2005 Global Leadership for Environment (Liderança Global em Meio Ambiente 2005) em um encontro entre ministros do meio ambiente dos Emirados Árabes.
No encontro realizado em Dubai, Annan também convocou líderes, especialistas em meio ambiente e empresários que atendiam à conferência patrocinada pela ONU, a participarem das conversar paralelas que acontecem ao redor do mundo sobre a intensificação da ação global sobre as mudanças climáticas. Annan alertou que o mundo continua perigosamente vinculado ao petróleo e outros combustíveis fósseis, pedindo que sejam utilizadas mais tecnologias limpas. “Toda humanidade deve obter o maior benefício de cada galão ou litro consumido, mais ou menos como tentamos fazer com a água, onde o maior número de cultivos por gota é o nosso mantra”, disse ele.
Ao mesmo tempo, ele defendeu as fontes renováveis, alternativas de energia como solar, eólica e biocombustíveis. Ele enfatizou que todo mundo tem uma tarefa a cumprir, transformando o modo atual de se pensar em energia, inclusive governantes e empresários. “E não deixem que esqueçamos o poder das pessoas: consumidores, o voto determinado a exercer o direito democrático, legiões de cidadãos e sua habilidade em mobilizar uma população”, disse ele.
(CarbonoBrasil, 07/02/06)