Multinacional vai plantar 26 mil ha de eucalipto em MS
2006-02-09
A multinacional International Paper deu início ao processo de licenciamento ambiental para plantar mais 26 mil hectares de eucalipto em Três Lagoas, elevando para cerca de 80 mil a área de floresta cultivada no município. Hoje pela manhã, o engenheiro Eduardo Campinhos, coordenador florestal, e a bióloga Alessandra Caliente se reuniram com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, para tratar do processo de licenciamento da cultura.
Desde o último trimestre do ano passado, o governo do Estado está exigindo o georreferenciamento de precisão de qualquer empreendimento rural, o que dá a garantia de que as áreas destinadas à reserva legal e reserva permanente estão sendo respeitadas, ponderou o secretário. No caso do processo da International Paper, José Elias frisou que a empresa tem se comportado de maneira exemplar na observância das normas ambientais e que o governo será sempre parceiro de empreendedores com esse perfil.
A International Paper estuda a implantação de uma indústria de papel e celulose em Três Lagoas, investimento estimado em US$ 1,3 bilhão. A expectativa é produzir 500 mil toneladas de papel e 500 mil toneladas de celulose ao ano. A empresa adquiriu 100 mil hectares de terras na região e fechou parcerias com proprietários rurais para plantar até 130 mil hectares de eucalipto. A árvore pode ser colhida após sete anos.
(Dourado News, 08/02/06)