Uso do biodiesel vai superar o do álcool, diz cientista
2006-02-09
De acordo com o pesquisador brasileiro Expedito Parente, em entrevista concedida à Revista Biodiesel, o setor de biodiesel será dez vezes maior do que é hoje o setor de álcool combustível. O cientista, criador do biodiesel, recebeu, no final do ano passado, um prêmio de mérito científico concedido pela ONU.
Produzido a partir da mistura de óleo vegetal comum com álcool, através de uma reação química conhecida como transesterificação, o biodiesel possui propriedades semelhantes ao diesel de petróleo, podendo abastecer todos os motores que o utilizam sem modificações ou adaptações. Sua queima não contém agentes agressivos à camada de ozônio, o que o torna ecologicamente correto, ainda mais que é renovável.
De acordo com a legislação brasileira, somente 2% de biodiesel pode ser adicionado ao diesel comum para o abastecimento nos postos de combustíveis. Apesar de ainda ser opcional, essa mistura será obrigatória a partir de 2008. Por isso, a indústria de óleos vegetais e o setor sucroalcooleiro já se preparam para grandes investimentos nesta área.
(CP, 09/02/06)