Incêndios florestais provocam a evacuação de milhares de pessoas em Los Angeles
2006-02-08
Os incêndios florestais que estão devastando centenas de hectares de vegetação do sudeste da cidade de Los Angeles (Califórnia/EUA) desde o final de semana levaram as autoridades a evacuarem milhares de moradores, além de bloquearem diversas rodovias da região.
O Corpo de Bombeiros do condado de Orange informou que as chamas no Parque Nacional de Cleveland já devastaram pelo menos 400 hectares de matas no sudeste de Los Angeles, o que levou o governo a retirar cerca de 1,5 mil famílias das áreas de risco de incêndio.
Segundo os meteorologistas, as queimadas que castigam Los Angeles e as áreas mais ao sul da Califórnia são ocasionados pela combinação de diversos fatores meteorológicos, como a ausência de chuva, os ventos intensos e secos e a baixa umidade.
Em Los Angeles, por exemplo, a chuva acumulada durante toda a semana passada ficou abaixo de 3 mm, enquanto que na segunda-feira, a cidade registrou uma temperatura máxima de 21C em pleno inverno, além de uma umidade relativa de apenas 18%.
Além disto, estas condições meteorológicas que predominam na principal cidade californiana são consideradas atípicas para esta época do ano, já que a estação seca normalmente ocorre entre maio e outubro (totais mensais abaixo de 10 mm).
Para os próximos dias, a previsão é de que uma massa de ar seco mantenha o tempo estável, ensolarado e seco em Los Angeles, com a temperatura máxima permanecendo em torno de 24C, o que favorecerá a propagação dos focos de incêndios.
(INFOTempo, 07/02/06)
Link: infotempo.uol.com.br/zml/jt?act=details&start=&start1=&act1=&id=21815