Ong do ABC (SP) amplia projeto que une educação ambiental com recolhimento de óleo vegetal de casa em casa
2006-02-08
Um trabalho de conscientização ambiental inovador, desenvolvido pelo Instituto Ação Triângulo no ABC, na Região Metropolitana de São Paulo, terá um impulso maior em 2006. A ong está sendo patrocinada pela Petrobras e a partir da próxima semana vai ampliar sua ação Casa a Casa. O programa prevê que jovens treinados, em seu primeiro emprego, falem sobre preservação ambiental, consumo consciente e inclusão social. Serão orientadas 60 mil famílias por mês.
Em visitas domiciliares, as equipes incentivam a população a adotar uma postura ecologicamente adequada para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos. A sugestão é praticar novos hábitos, principalmente quanto ao descarte de materiais e resíduos inservíveis, entre os quais, pilhas e baterias de celulares e óleo de cozinha. O trabalho é realizado em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
Recolhido de porta em porta, o óleo vegetal deixa de ser despejado na rede de esgoto, córregos ou rios para se transformar em sabão e sabonete. O material coletado fica armazenado em barris. Numa usina, o resíduo
passa por reciclagem que resulta na fabricação de produtos de higiene pessoal para serem comercializados. Além de garantir a auto-suficiência do instituto, a operação também gera emprego e renda para jovens da região.
Além do trabalho de conscientização, a equipe de agentes recolhe pilhas e baterias de celulares usados e busca conscientizar as pessoas sobre os prejuízos que esses resíduos causam ao meio ambiente. Em caráter experimental, essas ações atingiam 14 mil residências de Santo André. Em um ano e meio, cerca de 10 toneladas de óleo e 1,5 tonelada de pilhas e baterias tiveram destinação adequada.
Os grupos incentivam ainda a prática da coleta seletiva e a doação de roupas usadas para distribuição a comunidades de baixa renda. Com o patrocínio da Petrobras, o Instituto Ação Triângulo prevê aumentar
significativamente sua atuação no ABC, especialmente a coleta de óleo vegetal, durante as visitas a 60 mil domicílios da região.
Para reforçar o trabalho, o instituto vai colocar nas ruas das cidades do ABC outdoors, cartazes, anúncios e faixas publicitárias. As peças serão distribuídas em escolas, comércios, prédios
e espaços públicos, entre outros pontos estratégicos. O objetivo é dar visibilidade à ação Casa a Casa e incentivar a população a participar das atividades do programa.
(Informações da Petrobrás-SP)